[Resenha] "As Três Marias", Rachel de Queiroz:

18:41


Oi gente!
A resenha de hoje é muito especial! Esse é o primeiro livro que leio da Rachel de Queiroz e o que senti foi uma grata surpresa. Encante-se pelas "Três Marias"!

FICHA TÉCNICA
Livro: "As Três Marias" 
Autora: Rachel de Queiroz
Gênero: Literatura Brasileira/Romance
Ano: 1939
Páginas: 166 
Editora: Círculo 

As Marias da história são: Maria Augusta (também conhecida como Guta) e suas amigas Maria José e Maria da Glória. A amizade das três surge no internato onde estudaram, e desde então, tornaram-se como as estrelas do céu: sempre unidas e cúmplices. Guta é a mais ousada e destemida, sai em busca de seus sonhos, desejos e, acima de tudo, sua liberdade. Glória realiza o casamento que sempre sonhou, e sente-se realizada por isso. Maria José, por sua vez, é uma católica fervorosa, obediente e resignada, mais por covardia que por certeza íntima.

"Mas, Deus do céu, ela não via, papai não via, ninguém via, que o único desejo do meu coração era derrancar hábitos, esquecer a escravidão do sino, das rezas, da cama feita? [...]"

É um livro que desperta uma análise interior, a respeito de nossas escolhas e nosso aprendizado de vida. 

"Comecei a trabalhar. E parecia-me que a felicidade começava. Viver sozinha, viver de mim, viver por mim, livrar-me da família, livrar-me das raízes, ser só, ser livre."

O que mais me impressionou foi a simplicidade e a clareza da escrita de Rachel. A história é envolvente e flui de maneira suave, envolvendo o leitor com as descobertas e frustrações da infância/adolescência e vida adulta. 

"Talvez os homens usem as ternuras do amor como empregam os "encantado em conhecê-la" na rua. E é a nossa ingenuidade inexperiente que descobre confissões e protestos no que não é mais do que uma cortesia corriqueira."

As personagens femininas são marcantes e reais, possibilitando ao leitor uma identificação muito grande. É um livro muito especial, impossível passar em branco na vida de qualquer leitor.

"O mundo: grande era a minha sede. Não de prazeres, ou melhor, não só de prazeres."

Vale muito a pena conhecer essa graça de obra! Delicadeza pura!

A resenha de semana que vem é de um livro relativamente novo, que está gerando um certo auê nas redes sociais: "A Rainha Vermelha", de Victoria Aveyard. Não percam!
Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

2 comentários

  1. Admito que também nunca li Rachel de Queiroz, mas já tinha ouvido falar bastante. Pela sua resenha acho que sei porque tantas amigas minhas gostam dela hehe.

    Parabéns pelo blog!

    www.forasteras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Amo Rachel de Queiroz, tenho várias obras da autora! Entretanto, nunca li As Três Marias; já coloquei este exemplar na minha lista de desejados!
    http://www.penapensante.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe