[Resenha] "Coração de Tinta", Cornelia Funke:

20:07


Oi, gente!
Fiquei alguns dias sem internet. Por conta disso, acabei atrasando um pouquinho a resenha de um dos livros mais incríveis que eu já li na minha vida... Estou falando de "Coração de Tinta" (primeiro livro da trilogia "Mundo de Tinta"), escrito pela Cornélia Funke!
Essa leitura cumpre uma das metas do mês de Fevereiro no Desafio Literário (clique aqui para conhecer todas as metas do Desafio Literário 2016).
Faz um bom tempo (mais precisamente três anos) que esse livro estava na minha wishlist... Por algum motivo, sempre adiava a leitura e agora, tudo que posso dizer, é: como pude perder tanto tempo! Esse livro é maravilhoso por uma série de motivos que vou apresentar ao longo da resenha, mas a razão principal é: histórias sobre amor pelas palavras é muuuuuito amor! 

FICHA TÉCNICA
Livro: "Coração de Tinta" - Volume 01 da trilogia "Mundo de Tinta"
Autora: Cornelia Funke
Gênero: Literatura Infantojuvenil
Ano: 2006
Páginas: 455 
Editora: Seguinte (Selo jovem da Companhia das Letras)

Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, além de exímio encadernador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica! Numa noite fatídica, quando sua filha Meggie era praticamente um bebê, a lingua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de Tinta - e acabou mandando para lá sua mulher.
Meggie não conhece essa história, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem e no ombro um bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é um estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa - os dois tem muito a conversar. Meggie não entende muito o que eles dizem, mas os dois se referem com angústia a um tal de Capricórnio, um sujeito malévolo que ambos parecem temer como ao próprio diabo. Também falam de um livro com poderes mágicos capazes de abrir as portas que separam a ficção da realidade.
Mo descobre, nessa noite, que enfim chegara o momento que ele sempre temera: o terrível vilão, que ele havia tirado involuntariamente de dentro do livro Coração de Tinta, e do qual fugia desde então, estava em seu encalço. Capricórnio tem planos sombrios: quer usar os poderes de Mo para trazer do mesmo livro um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio! E agora?
Na manhã seguinte, quando Mo avisa à filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem, ela entende que algo muito errado está ocorrendo. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas, que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias.

Gente, que trama maravilhosa! Com uma narrativa rica, eu me senti parte da história! Era como se eu realmente estivesse lá, vivendo cada experiência ao lado dos personagens! Sem palavras... Além disso, o enredo não perdeu a força em nenhum momento (muito pelo contrário!), ao avançar na leitura, eu só queria mais e mais de "Coração de Tinta"! Os diálogos são extremamente bem desenvolvidos e inteligentes, de modo que, em muitos momentos, eu esqueci que a obra é mais voltada ao público infantojuvenil.

"Meggie levava seus livros em todas as viagens por outra razão. Eles eram o seu lar quando ela estava num lugar estranho [...]"

Os personagens são um show a parte! Como eu me apaixonei por eles... Já sinto até saudade! Cada um deles possui seu próprio encanto e magia. São, igualmente à narrativa, tão bem elaborados, que é impossível o leitor não se apaixonar por eles. Até mesmo Capricórnio e toda a sua frieza, despertam um encanto especial. Minha personagem preferida é Elinor, com todo o seu amor pelas letras, seu carinho especial com os livros e seu jeito rude.

"Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados. Apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente."

O trabalho de tradução e diagramação estão impecáveis. Um destaque especial para as ilustrações ao final de cada capítulo. Elas foram criadas pela própria Cornelia Funke. Outro detalhe muito bacana, são os trechos de outras obras literárias presentes em cada início de capítulo, fazendo uma alusão ao que os personagens de Coração de Tinta estão enfrentando. Trabalho primoroso.


"Nada é mais poderoso do que as letras, no bem e no mal, pode acreditar."

"Coração de Tinta" entrou para a minha lista de livros preferidos. Mal posso esperar para ter em mãos a continuação, "Sangue de Tinta".
Deixe-se encantar por esse universo fantástico!


Espero que vocês tenham gostado da resenha (atrasadinha) de hoje.
Quero saber tudo ali nos comentários!

A resenha da próxima Terça-Feira (sem atrasos, eu juro!) será o clássico "As Três Marias", escrito por Rachel de Queiroz. Não percam!
Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

8 comentários

  1. Haaaaaaa esse livro *-*
    Está na minha lista, quero muito ler. Já escutei tantos elogios...
    Quero demais.

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Que resenha legal!! Lembro-me que há muito tempo assisti ao filme baseado nesse livro, e foi tão divertido,a turma da escola e eu, todos ficamos encantados com os personagens e fiquei ansiosa e curiosa para ler os livros, mas até hoje ainda não li... Quando eu assisti não gostava muito de ler, e agora com todo esse meu amor grandioso pelos livros, acho que vou me apaixonar por essa história. Tem hora que tenho que "priorizar as leituras", portanto acho que esse livro vai ficar para outro tempo, mas não vou esquecê-lo"!!

    Abraços,
    Yaya- 365 Dias Literários

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Uma amiga viiiive me persuadindo a ler esse livro, pois é um dos preferidos dela. Eu, entretanto, nunca dei muita bola. Mas já assisti um pouco da adaptação que fizeram e acabei gostando muito. Ainda quero comprar o livro, pois acho que ele exprime muito bem a fantasia, a magia e o poder das palavras. Adorei sua resenha, me fez ter mais vontade ainda de ler! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Se o filme já é bem legal, imagina o livro! Adoramos a resenha e já foi pra nossa lista de livros desejados. Parabéns pelo blog, linda, tá um amor!

    Equipe Digaí, Leitores!
    digaileitoresblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vi o seu post na Liga, e já passei por aqui hoje pra poder ler a sua resenha, só porque amo muito o livro! Eu sou completamente apaixonada por essa história desde criança, quando vi o filme pela primeira vez. E eu ficava imaginando como seria ler sobre aquele mundo fantástico, e aquela história linda. Só anos depois descobri que existia o livro, e o melhor, que era uma série. Eu li apenas o primeiro, e ainda pretendo comprar os próximos, mas amei de paixão o livro, e concordo muito com o que você disse sobre as citações de outras obras e as ilustrações. Elas deixam tudo muito mais lindo. Parabéns pela resenha!

    http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália,
    amo esse livro, confesso que sou louca para lê-lo pois só assisti o filme até agora. É uma pena que ainda não o tenha encontrado :/ Amo os personagens, o contexto e o livro em si, contudo o que ele ensina. Sua resenha só me deixou com mais vontade de lê-lo mdsss Amei e amei <3 Já estou seguindo seu cantinho <3
    http://www.16primaverasblog.com

    ResponderExcluir
  7. Preciso ter esse exemplar na minha estante! Não conhecia o livro, tampouco a série — muito menos o filme —, por esse motivo estou intrigado. Enfim, Natália, você sempre me ajuda a descobrir excelentes obras, obrigado!
    http://www.penapensante.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca para ler esse livro desde que assisti o filme anos atrás. Se eu achei o filme bem legal tenho certeza que o livro vai ser melhor.
    Sua resenha ficou ótima, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!

    beijos, Epílogo em Branco

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe