[Opinião] Os 05 Melhores Filmes Baseados em Livros:

17:16

Oi, gente!
Conforme o prometido, hoje é dia de post novo aqui no blog!
Tenho duas grandes paixões: filmes e livros! Estou sempre de olho nas adaptações cinematográficas, porque adoro comparar com o que imaginei durante as minhas leituras. O incrível dessa experiência, é que ambos possuem características marcantes e se destacam à sua maneira. 

Hoje, escolhi cinco produções que me surpreenderam e foram tão incríveis quanto os livros. Vamos lá!







Clube da Luta:
Na interpretação de David Fincher do romance de 1996 de Chuck Palahniuk, o diretor leva a audiência para dentro do corpo do narrador, o Jack (Edward Norton), tanto fisicamente como emocionalmente (simplesmente incrível!). Levado ao limite da sanidade, Tyler (Brad Pitt) encoraja Jack a iniciar-se no clube da luta. À época da estreia, em 1999, Peter Travers, crítico de cinema da Rolling Stone EUA, escreveu: “Adequadamente, a devastadora primeira cena de Clube da Luta nos coloca literalmente dentro da mente de Jack. Motivada pela música do Dust Brothers, a câmera mergulha e explora uma vasta rede de células nervosas”.




Laranja Mecânica:

O diretor Stanley Kubrick usa lentes de ângulos extremamente amplos nesta premiada adaptação do livro de Anthony Burgess, de 1966, transmitindo uma qualidade sonhadora e permitindo ao público mergulhar na confusa mente do sociopata Alex (Malcolm McDowell). Em 1972, uma crítica na Rolling Stone EUA se mostrou satisfeita com a adaptação: “Posso dizer que livro e história são bem parecidos. Na verdade, posso dizer apenas um outro filme que se mantém tão perto do livro – o Bebê de Rosemary de Polanski”. Particularmente, discordo da tal crítica. Para mim, as obras são independentes. O livro me parece muito mais denso do que o filme, apesar do excelente trabalho do (genial) Kubrick.





O Iluminado:
Outra adaptação dirigida pelo Kubrick! O Iluminado é meu livro preferido, então foi difícil assistir ao filme sem pensar na obra do mestre Stephen King. Se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo! Curiosamente, King declarou não ter gostado do longa (talvez porque o final foi diferente do livro). Mas, o filme tem espacinho no meu coração, pois é um dos maiores clássicos do terror e da história do cinema.


O Menino do Pijama Listrado:

O livro "O Menino do Pijama Listrado", de John Boyne conta a história da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial a partir da vida de dois meninos - o filho de um oficial nazista, Bruno (Asa Butterfield), e um judeu em um campo de concentração, Shmuel (Jack Scanlon). A adaptação para o cinema mostra a amizade entre eles e as conversas através de uma cerca eletrificada. O final é... Devastador!



Orgulho e Preconceito:
Baseado no (maravilhoso) livro escrito por Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" acompanha a história de cinco irmãs de uma família inglesa lidando com questões sobre casamento e obediência ao marido. Porém uma delas, Elizabeth (Keira Knightley), se recusa a seguir as regras morais e se apaixona por Sr. Darcy (Matthew Macfadyen). O filme é especialmente cativante!

Nós, leitores, dizemos frequentemente, que o livro é sempre melhor que o filme, mas será que duas coisas tão diferentes podem mesmo ser comparadas? O que o autor quis dizer com a obra, é tão difícil de ser definido que pode ficar muito distante da interpretação que se fez. Mas, esse é o grande ponto: encontrar valor e pontos positivos nas diferentes abordagens.
O diferente, pode ser incrível!

Gostaram da lista?
Quais outros filmes baseados em obras literárias poderiam ser incluídos?
Amanhã é dia de resenha, fiquem ligados!

Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

14 comentários

  1. Oiee ^^
    Ainda não vi o filme d'O clube da luta, mas li o livro e, acabei não gostando muito. Não sei porque, acho que não entendi muito bem a história *-* vou tentar relê-lo.
    Não li nada da Jane Austen até agora, mas estou querendo conhecer todas as histórias dela, principalmente "Orgulho e Preconceito". "Laranja Mecânica" é outro que eu também quero muito ler. Parece ser incrível!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ooi,
    Acredita que de todos esses eu só assisti Orgulho e Preconceito? Tenho que ficar em dia com esses filmes clássicos que todo mundo fala tão vem.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Da sua lista assisti somente dois filmes, e não li nenhum dos livros...
    Mas estão na fila ღ Fila essa que é enorme e cresce mais a cada dia.
    Um livro que amei tanto a história original quanto a adaptação foi O Lado Bom da Vida.
    Meu xodozinho ❤

    Abraço :)

    Biblioteca do Coração ♥

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona dos filmes citados já assisti o Clube da Luta amei, O Menino do Pijama Listrado esse livro é lindo a produção ainda não assisti. Orgulho e preconceito preciso assistir sem falta essa nova versão. Amei as indicações. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nathália, sua linda, tudo bem
    Ah!!!!!!!! Ah!!!!!!!!! Ah!!!!!!!!! Orgulho e Preconceito é eterno amor!!!!!!! Adoro o filme, adoro mais ainda o livro, já perdi a conta de quantas vezes li e vi o filme. Da sua lista, é o melhor, na minha opinião. O menino do pijama listrado, eu li o livro que acabou comigo, acho que se visse o filme iria sofrer demais, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.
    Adorei sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nath!
    Acho que temos gostos bastante parecidos!! Que lista maravilhosa, hahaha
    Laranja mecânica meu deu tanta agonia na leitura que eu não teria coragem de assistir o filme, já o clube da luta socorroooooo! eu preciso parar de lerdeza e comprar o livro e olha que vive de promoção. Eu não sei absolutamente nada sobre o assunto e vou cair na leitura de cabeça, enfim eu amei sua lista!

    Beijos

    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Dessa lista eu vi e li somente "Orgulho e Preconceito", que é maravilhoso ♥ Sou doida para começar a ler Laranja Mecânica, mas reta final de faculdade não dá muito certo.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O menino do pijama listrado é bem fiel mesmo!
    Adorei o post!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi Nathalia, desses que você comentou, só assisti o Menino do Pijama Listrado, que achei lindo como o livro. Odeio assistir o filme antes de ler o livro, procuro sempre ler antes. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Desses filmes que você citou só assisti e li Orgulho e Preconceito, e concordo com você. O filme é bem parecido com o livro.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Dois livros que quero muito ler é O menino do pijama listrado e Orgulho e preconceito.
    Ainda resisto a ver os filmes para poder ler o livro primeiro. Espero gostar tanto quanto você.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha eu adorei as dicas de filmes e tenho muita curiosidade de assistir e ler ORGULHO E PRECONCEITO, até porque só vejo o pessoal falando muito bem. Ainda não sei muita coisa. Vi uns pedaços do filme, mas não assisti até o fim para não estragar a surpresa. Comprei o livro ÚNICO da Jane Austen com as 3 estórias mais famosa dela e espero ler assim que puder,porque me parece ser muito bom. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-sangue-do-cordeiro.html

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Confesso que não li nenhum desses livros e nem vi nenhum desses filme :/ Mas já ouvi falar de alguns. Como nunca vi nenhum, anotei a dica para assistir mais tarde :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Assisti todos desta lista, mas meu fave ficou de fora (Girl, Interrupted)

    http://blogfriendzone.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe