[Opinião] 05 Vantagens dos Livros Físicos:

15:32



Oi, gente linda!

Uma das coisas que sempre me perguntam em rodinhas literárias, é se eu gosto de livros digitais.
Para ser honesta, prefiro o livro físico. Então, pensando nesse meu carinho especial pelos livros, listei cinco vantagens de ler livros impressos. Bora!


1– EXPERIÊNCIA:
Não há nada como apreciar o trabalho da capa, das orelhas, a textura das páginas, o cheiro. Obviamente, o mais importante é o conteúdo, mas poder folhear o livro e sentir a textura do papel nas mãos torna a leitura ainda mais interessante (pelo menos em alguns casos).


2- BATERIA “INFINITA”:
Quando estamos em um tablet, smartphone ou mesmo em um e-reader, temos sempre de nos preocupar com os carregadores e a disponibilidade de tomadas, por maior que seja a quantidade de livros que temos à disposição. Porém, um livro físico, conquanto que tenha páginas suficientes, pode nos distrair por horas ou dias, sem depender de uma bateria.


3- NÃO CANSA A VISÃO:
Passo por isso em toda situação que preciso ler algo no tablet ou no PC. A luz do dispositivo incomoda depois de algum tempo. Com um livro de papel não existe esse problema.


4– ESTIMULA OS SENTIDOS:
Pode um livro num leitor digital estimular um maior número de sentidos que o impresso? A frieza do material do leitor não é estimulante, e o máximo que nos exige é forçar a visão [pois no meu caso, não consigo ler com naturalidade em computadores e e-reader's]. Já no livro impresso, temos a maravilhosa sensação ao tatear suas folhas de papel, a visão nos causa deleite quando em nossa frente temos digna obra, e sem falar no cheiro. Sim, o cheiro. Talvez o dia que Kindle e Ipad possam emanar o cheiro que possui um livro quando nos chega em mãos, aí sim talvez, mas somente talvez possa mudar de idéia.


5- QUASE ETERNOS:
Existem alguns livros pelos quais temos muito apreço — os famosos favoritos —, e muitos leitores — dentre estes eu — fazem questão de tê-los em sua estante para, de vez em quando, relê-los, folheá-los ou mesmo apenas admirá-los na estante.

E vocês, o que preferem? Qual é a maior vantagem do livro físico?

Até amanhã (com resenha surpresa)!

Beijinhos!


VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

17 comentários

  1. Oi Nathalia, tudo bem. Parabéns pelo seu blog, amei esse layout!
    Livros físicos são tudo de bom mesmo. Mas, os ebooks tem sua vantagem.Acho que é um pouco mais prático para carregar de um lado e pro outro, e assim não danifica nossos amados livros né. Beijos!

    www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Concordo com você... A praticidade é a principal qualidade dos livros digitais... Muitas histórias, em um aparelhinho pequeno!
      Pra não ser injusta, vou falar sobre as vantagens dos livros digitais!
      Acompanhe aqui no bloguinho!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Olá linda, tudo bem?
    Olha eu sinceramente fiquei surpresa com sua postagem, porque eu também gosto muito dos livros físicos, o problema maior é o espaço que está ficando pequeno aqui em minha casa, e por isso, resolvi comprar na Black Friday da Amazon aquele Kindle PaperWhite. Eu já lia mais o menos alguns ebooks pelo celular, mas desde do ano passado já queria ele de aniversário, já que tá chegando. Ganhei do meu pai e olha tenho que confessar que a leitura é muito gostosa nesse e-reader. Eu não estou acostumada. Confesso, e por isso estou lendo aos poucos para me acostumar e a experiência esta sendo boa, porque o meu kindle tem luz interna. Não bate reflexo e nem nada disso e por isso não cansa minha vista.

    Mas eu acho que isso é de cada um também.
    Agora os ebooks tem aquele lado que são mais baratos. E os livros tu sabe né? São bem caros.
    Mas mesmo assim acho que as opiniões vão variar bastante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-penultimo-capitulo.html

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostei do seu post, eu também prefiro livros físicos, principalmente porque acho cansativo ler no pc e não tenho um kindle, mas tenho lido mais livros digitais até por falta de espaço. Mesmo com a intenção de comprar um e-reader, acho difícil substituir completamente os livros físicos a experiência é bem diferente com eles.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathalia, tudo bem?
    Apesar de ler alguns livros digitais, ainda prefiro os livros físicos. Eu não sei explica, mas é carinho especial , principalmente quando eu encanto pela história. Como eu leio no computador ou no celular, a leitura dos livros digitais comigo é um pouco mais lenta.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Super concordo com os sues 5 motivos. Eu leio em e-books apenas em últimos casos (parcerias que tem de ser digitais, casos assim), mas não gosto de ler no formato digital, me irrita realmente as vistas e me cansa coisa que o livro físico não me causa. hehehe.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Sou o mais defensor do livro de papel...
    Meu sonho é ter uma imensa biblioteca em casa, cheia de exemplares lidos.
    Mas também não guardo preconceitos em relação à e-books...
    Ainda não li nenhum do começo ao final, mas pretendo
    hUHSAUDHSUA
    já é um começo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Acho que quem adora ler sempre vai preferir o livro físico, haha. Eu adoro a experiência paratextual dos livros, mas confesso para você que já alcancei a quantidade de 400 livros. Hoje quero ter em mãos apenas aqueles que me foram importantes ou que muito anseio ler. Caso contrário, pretendo me desfazer do impresso e ter mesmo a minha biblioteca virtual.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu prefiro mil vezes o livro físico haha. Infelizmente o custo deles é muito alto e acabo recorrendo ao pdf/e-book, mas eu prefiro pegar um livro e cheirá-lo, é como se fosse uma demostração de carinho, sabe?

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem???
    Adorei a postagem... está um máximo!!! Bom eu prefiro livro físico por todos os prazeres que você disse nessa postagem. Os e-readers são bons, mas não estamos imunes de perde-los... até porque a durabilidade deles é mínima perto do livro... fora que se quebra o custo para comprar outro é muito mais caro do que adquirir um novo... eu geralmente leio e-book pelo celular... mas ter o livro físico em mãos é sem comparação. Cero.

    ResponderExcluir
  10. Eu também prefiro mil vezes o físico que o digital, mas tenho que admitir que o kindle tem seu lugar na minha vida, principalmente em viagens. O peso diminuto e a possibilidade de levar vários livros me encantam. Mas no dia a dia, não substitui meus queridos em papel.
    Só não concordo com o número 3 da sua lista. Os e-readers não têm luz e não cansam e ainda têm a vantagem de poder aumentar a letra, para quem tem dificuldade de visão (a famosa "vista cansada").
    Adoro esse tipo de post! Sempre leva a discussões legais! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu também prefiro os físicos aos e-books. Amo ter meu livro na minha mão, admirar a capa e a diagramação e ter ele bonitinho na minha estante. Adorei os seus motivos e concordo com todos.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Concordo com todas as vantagens que citou, e acrescento uma: você pode ler em qualquer lugar sem medo. Tenho um ipad que uso pra ler, e não acho seguro ler no onibus, ou em qualquer outro lugar público, e não acharia também se fosse um kindle ou algo do tipo. Agora já o livro você pode ler sem medo de ser roubada

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu prefiro livros físicos pois eles tem cheiro bom hahaha Eu gosto pelos mesmos motivos que você colocou ^^ Também gosto de ler livros digitais, mas eu prefiro livros físicos.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Já tentei ler em notebook, comprei tablet para essa finalidade, mas não consigo: eu preciso mesmo do livro físico, sentir o cheirinho dele, folhear as páginas...se não for assim, não tem graça. :)

    Te seguindo!
    Bjs ;*

    ResponderExcluir
  15. Livros físicos são a minha pedida pra vida! Por mais que seja maravilhoso ter, quase, qualquer livro que quiser a um toque (e o melhor: a maior parte de graça), poder sentir o cheirinho, a textura e não se preocupar com a bateria tornam os livros físicos meus preferidos!

    http://pyetramelo.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ótimo artigo, Nathalia! Gostei mesmo, concordo.

    Nada mais inspirador para um escritor que tenta aprender com os grandes, com os clássicos, do que o clássico cheirinho de mofo no papel, rs.

    Só tem uma desvantagem: o preço.

    Mais uma vez, parabéns.

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe