[Resenha] "Filme Noturno", Marisha Pessl:

01:12


Olá, amigos leitores!
Estava muito ansiosa para escrever essa resenha, pois esse é um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Quando me deparei com Filme Noturno, thriller psicológico escrito por Marisha Pessl,  sendo vendido por apenas R$9,90 fiquei um pouco intrigada. Ainda mais pelo fato de que tal livro contava com mais de quinhentas páginas. Isto não é coisa que se encontre todos os dias. Quem dera todo bom livro fosse vendido por valores tão baixos, não é? 

FICHA TÉCNICA:
Livro: Filme Noturno
Autora: Marisha Pessl
Gênero: Thriller/Suspense
Editora: Intrínseca

Em Filme Noturno acompanhamos o jornalista Scott McGrath em busca da verdade por trás do suposto suicídio de Ashley Cordova, pianista e filha de Stanilas Cordova, um famoso cineasta, conhecido pela produção de filmes cult extremamente perturbadores e contraditórios e pelo mistério que permeia sua vida e a de todos que tem ou tiveram convívio com ele. A partir de então, McGrath dedica-se a investigar a vida da família Cordova, e principalmente, a vida de Stanilas. Logo no início de sua jornada, o jornalista encontra duas pessoas que serão muito importantes no desenvolvimento da trama: Nora, a última pessoa a ver Ashley com vida, e Hopper, que tem um passado intrigante com a vítima. Ambos passam a ser companheiros de Scott na investigação, que tomará caminhos intrigantes e cada vez mais obscuros. A história passa por clínicas psiquiátricas, prédios abandonados, festas secretas, lojas de antiguidades, estúdios de tatuagem, um site secreto criado pelos Cordovitas - uma espécie de seita dos fãs de Cordova - para discutir as obras do diretor, sessões secretas e fechadas de seus filmes...

Blackboards: a seita Cordovita. 

Os personagens foram desenvolvidos de forma extremamente detalhada e humanizada. A autora teve um cuidado bastante especial na criação deles, sabendo a hora de revelar determinados aspectos da personalidade, do passado, e até mesmo, a hora de apontar a ambiguidade no comportamento deles. Scott, por exemplo, é o tipo de personagem obsessivo, e por causa disso nos faz ter mil sentimentos. É fácil sentir pena dele por sua derrocada profissional, mas também é fácil julgá-lo por algumas de suas atitudes. É aquele típico personagem que amamos em livros policiais, com todas as qualidades e defeitos de uma pessoa comum.


Esse foi um dos livros com mais reviravoltas e passagens inesperadas que já li. A cada novo capítulo, um elemento bizarro - como magia negra, por exemplo - era adicionado à história, misturando o caso da morte de Ashley com as histórias perturbadoras dos filmes de Cordova. A escrita em forma de dossiê é extremamente cativante (e viciante), e proporciona ao leitor a sensação de fazer parte de toda a investigação. Além disso, toda a trama é construída com documentos, fotos, e-mails, laudos médicos... E tudo está devidamente reproduzido no livro, em um trabalho gráfico verdadeiramente impecável. A Editora Intrínseca fez uma belíssima edição, presenteando o leitor a cada página virada. 

A trama é enriquecida com notícias, fotos, documentos...

Durante a leitura, fiquei tão obcecada pela trama, que fiz muitas buscas na Internet para encontrar maiores informações sobre a obra e encontrei algo que preciso compartilhar com vocês: a autora escreveu e dirigiu pequenos filmes, que complementam e enriquecem a história, pois fornecem maiores detalhes sobre o mistério do livro. Se você ficou curioso para conhecer a energia da obra, sugiro que assista esse vídeo. Outra notícia que adorei encontrar, é que os direitos de adaptação para o cinema foram comprados pela Chernin Entertainment, produtora de Oblivion e Planeta dos Macacos: A Origem. (Fonte: Editora Intrínseca)

Vocês devem ter percebido que não comentei a respeito do final do livro. Isso é proposital. Devido ao fato de existirem muitas resenhas criticando, e até mesmo contando o final da história, digo apenas que considero o desfecho perfeito para um livro ímpar. É um verdadeiro "coquetel-molotov literário"!

Espero ter conseguido transmitir um pouquinho do meu amor por essa história!
Perguntinha especial para quem já leu: gostaram tanto quanto eu? Contem tudo!
Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

24 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada em ler, tentarei encontrar na minha cidade e espero que esteja nesse precinho camarada...rs.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que incrível, já deu aquela louca vontade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Nathy!
      Esse livro é demais! Vale muito a pena a leitura!

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Adoreiiiii... me lembrou as tramas de
    Sidney Sheldon, meu escritor favorito! Vou procurar!
    Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Paloma!
      Procure conhecer, tenho certeza que você vai adorar!

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Ai ai ai ai!!!
    Adoro ler, pelo visto esse é um daqueles livros que comemos com os olhos e não queremos parar de ler nem para comer e dormir, né??? kkkkkkkkk
    Bjks
    #Click
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2016/10/catwalk-color-club_13.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Shirley!
      Exatamente! Esse livro me prendeu do início ao fim.

      Beijinhos.

      Excluir
  6. Livro muito bacana, vou querer ler :)

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser bem interessante sim, e o preço foi excelente! Mas sem dúvidas sua resenha feita com essa riqueza de detalhes nos faz querer aproveitar o livro também. Obrigada pela dica! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Sah!
      Fico muito feliz quando os leitores gostam dos textos. Escrevo com muito amor pelas histórias lidas... Obrigada pelo carinho!

      Beijinhos.

      Excluir
  8. Opa! esse ai me conquistou viu... interessada vou á procura desse livro

    ResponderExcluir
  9. Essa é aquele resenha que tu lê sentindo que vai ter um pouco de Edgar Allan Poe e deep web. Calma, deep web do bem (?) já que o livro todo baseia-se em um grupo de pessoas fascinadas pelas obras do dito cujo. E nossa, não creio que ele foi só isso, eu comprei um livro pelo mesmo preço, Apocalipse Z de Manel Loureiro, e achei que seria só mais um livrinho sobre apocalipse zumbi até descobrir que o Manel é considerado o Stephen King espanhol e que a trilogia dele é obrigatória para os amantes do gênero mortos vivos. Incrível como uma capa simples e um preço bem barato pode nos surpreender com o seu tamanho e conteúdo, né? Já coloquei esse livro no carrinho do site para compra, preciso devorá-lo, hahahaha.
    Amey, mega beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Priscila!
      Do pessoal fiel ao blog, você é a leitora que sempre me surpreende nos comentários. Eu não conhecia Manel Loureiro, acredita? Mas Apocalipse Z já está na minha wishlist!
      Obrigada pelo carinho sempre.

      Beijinhos.

      Excluir
  10. Livro sensacional e grandioso, pois o livro trata de fotos e reportagem, o livro é bem construído, parabéns pela resenha depois que li não tem como não ficar com vontade de ler, Nathália bjs.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessada na sinopse e sua análise, este livro parece ser uma história interessante me deu um enorme desejo de ler!

    ResponderExcluir
  12. A sua analise deixou tudo ainda mais interessante! o livro parece realmente bom! Dá uma vontade enorme de ler, beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Menina! Eu fiquei igual a você também pesquisei na internet.
    Enquanto lia o livro esquecia que era ficção. Tantas coisas passaram na minha cabeça a respeito dos "desaparecimentos" e/ou depois nunca mais aparecerem e a única chave uma alcoólatra e depressiva. rs
    Amei sua resenha logo menos vou postar a minha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Livro interessantíssimo, fiquei muito interessado em ler. E que ótimo que você encontrou um livro desses por um preço tão baixo. Ótimo post, abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, não conhecia a obra e já me interessei, adorei as imagens contidas na obra, dão um charme a mais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Nossa que bacana!
    Fiquei interessadíssima.
    Adoro suspenses. Vou procurar online pra comprar, será que acho?
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  17. Oiii, Antonio.
    Fico feliz por você gostar do bloguinho. Farei uma visita ao seu blog em breve.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe