[Opinião] 05 Personagens Femininas Marcantes na Literatura:

20:23

Oi, gente!
Na coluna Opinião de hoje, resolvi listar cinco personagens femininas marcantes da literatura. Espero que vocês gostem! 


05- Amy, de "Garota Exemplar":
Amy é uma personagem realmente fascinante de tão sem escrúpulos, fria e calculista. Por mais cruel e maldosa, ainda é uma personagem que intriga qualquer leitor. Ela é o pilar central da história do início ao fim, pois é corajosa e toma atitudes extremas. É uma personagem feminina extremamente forte por fazer de tudo (tuuuuudo mesmo!) para conseguir o que quer. Para mim, o enfoque da história é: Amy tem ou não tem coração? O que realmente se passa em sua cabeça? Ela é capaz de amar?



04- Cathy, de "O Morro dos Ventos Uivantes":
Cathy aprendeu a amar desde muito novinha quando conheceu Heathcliff. Desde então, passou por muitas dificuldades para assumir esse amor. Ela é uma personagem frágil e forte ao mesmo tempo, assim como todas nós mulheres.
"O teu sangue-frio não consegue ficar febril; corrre-te nas veias água gelada,mas nas minhas está o sangue a ferver, e ver tanta frieza à minha frente deixa-me desvairada". — Catherine Earnshaw



03- Elizabeth, de "Orgulho e Preconceito":
Outra personagem de extrema importância é Elizabeth Bennet. Ela retrata muitas mulheres, pois é uma personagem inteligente, romântica e altruísta, mas também é orgulhosa e teimosa, gosta de fazer as coisas do seu jeito. Essa é uma das minhas personagens preferidas da Austen. 



02- Lolita, de "Lolita":
Não quis deixar Lolita de fora porque essa personagem marcou uma época e merece seu lugar no ranking de ícone feminino da literatura. Dentre tantos outros, essa personagem se destacou pela ousadia, audácia, sensualidade e desprendimento. Lolita traiu a mãe e fugiu com seu padrasto – e posteriormente amante – sem muito se preocupar. É uma personagem forte e extremamente marcante no cenário literário, principalmente, pelos questionamentos morais que o livro carrega.



01- Emma, de "Madame Bovary":
Ao mesmo tempo sonhadora, delicada, culta e fascinante, ambiciosa, dramática, egoísta e ingênua, Emma representa a classe burguesa entediada, a mulher em cativeiro e as ilusões românticas que são o estopim para a idealização amorosa. Incapaz de ser feliz no amor (tanto com o marido ou com os amantes, vítima de uma sociedade hipócrita e causadora de sua própria desgraça, a personagem encontra em seu fim trágico mais do que uma punição, uma libertação, o massacre dos sonhos da juventude.

Concordam com as escolhas?
Me contem nos comentários! Quero saber tudo!
Até Terça-Feira com a resenha de"Rainha Vermelha"!
Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

7 comentários

  1. Adoro todas, de verdade. Livros com personagens femininas marcantes são sempre os meus preferidos e também inspirações. Discordo apenas em alguns pontos em relação a Lolita, a garota que é narrada no livro está sendo descrita pela visão de um pedófilo, então por isso ela é "ousada, audaciosa e sensual" e eles também não eram amantes (porque não era um romance), mas sim, ela merece entrar na lista, ainda que seja a mais nova, é uma das personagens femininas mais fortes que eu já conheci.

    Muito bom o post! Aguardando os próximos. <3

    Beijos,
    http://digaileitoresblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ótimo post.
    http://gabrieladalfre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Nathalia!
    Amy é realmente marcante, mas na minha opinião, por ser completamente maluca rs. Sua mente é tão doente e sem noção que seus atos são muita das vezes inexplicáveis. Fiquei com vontade de matá-la por ter me enganado! Já ouvi falar sobre a personalidade de Elizabeth, mas ainda não li o livro. Acredito que ela seja mesmo uma ótima personagem!
    Abs!

    Participe do Nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    As únicas que realmente conheço (pois lá li os livros) são a Elizabeth e a Lolita. Ainda quero muito assistir ao filme Garota Exemplar, parece bastante cativante e a Amy parece ser muito marcante mesmo. Gosto desse jogo que a trama proporciona na nossa mente. Já tentei ler Morro dos Ventos Uivantes, mas acho completamente cansativo. Madame Bovary está na minha lista de leitura do ano, espero gostar dela! Adorei a sua seleção, muito bem bolada! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Conheço a Cathy e a Elizabeth! Amo Orgulho e preconceito e a Elizabeth é mesmo uma personagem surpreendente para aquela época!

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo TODAS!!! hahahhah
    "O Morro dos Ventos Uivantes", cara sou apaixonada por esse clássico!
    Já li 2 vezes s2 hahahaha
    adorei o post!

    www.ressurgente.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nathalia! Eu acho a Amy maluquinha e super obcecada pelo marido! A atriz que protagonizou a personagem (Amy), trabalhou muito bem, os olhares dela são assustadores! kkk. Beijinhos! www.gisabarone.com.br

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe