[Resenha] "Quem é Você, Alasca?" do John Green:

11:12



Oi, gente!
A resenha de hoje é sobre uma obra que já foi “moda” nas rodinhas literárias. Resolvi escrever sobre ele agora, porque fiquei sabendo que o Josh Hutcherson vai dar vida ao meu querido Miles na adaptação cinematográfica!
É muito amor envolvido!
Se você ainda não leu esse livro, não sabe o que está perdendo...
Vem comigo que eu te conto um pouquinho!

 “Quem é você, Alasca?” é a primeira obra do John Green (e na minha opinião, o melhor livro escrito por ele). Publicado no Brasil em 2010 pela WMF Martins Fonteso livro ganhou o Prêmio Michael L. Printz (prêmio este que nomeia os melhores livros destinados à jovens adultos).

A história é narrada por Miles Halter (conhecido também como Gordo), um garoto magro, solitário e fissurado por célebres últimas palavras. Cansado da vida previsível em casa, Miles vai para uma nova escola (Culver Creek) à procura daquilo que o poeta François Rabelais chamou de o “Grande Talvez” -  o motivo pelo qual estamos vivos, cada um de nós, como indivíduos. E é a partir daí que a história fica interessante. Nessa busca pelo “Grande Talvez”, Miles conhece Alasca Young, uma garota extremamente inteligente, espirituosa, problemática e sensual, e então vê sua vida mudar completamente. 

“...se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.”

Esse livro é brilhante, sem exagero! A forma como o John Green desenvolveu a narrativa (com um humor sofisticado), faz com que o leitor queira mais e mais páginas com as aventuras e reflexões do Miles. A forma sensível como ele explorou e utilizou os personagens secundários (que são extremamente inteligentes e apaixonantes) foi excelente! É impossível não se identificar/gostar do Coronel, Takumi e da Lara. Outro ponto positivo é que o livro é super curtinho (o autor soube transmitir a mensagem principal do livro sem “enrolar” o leitor) e a leitura flui rapidamente.

“Às vezes, não entendo você, eu disse. Ela nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: ¨Você nunca me entende. Essa é a graça¨.

Você deve estar se perguntando o que esse livro tem de tão especial. A própria sinopse não é tão convidativa, mas ele é construído a base de detalhes de sutilezas. É um livro que, com toda a certeza, te convidará a pensar sobre a vida.

“Chega uma hora em que percebemos que nossos pais não podem salvar a si mesmos nem a nós, que todos os que atravessam as águas do tempo acabam sendo dragados pela ressaca – que, em suma, todos nós vamos.”

Se existe um livro que vai mudar a sua vida, é este. Tá esperando o que para ler? Corre, corre, corre!

Alguém aqui já leu? O que achou? Me contem tudo nos comentários!
Lembrando que segunda-feira tem atualização no bloguinho!
Bom final de semana, galera!



Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

19 comentários

  1. "Quem é Você, Alasca?" é um livro que me desperta muita curiosa, mas venho procrastinando a leitura porque infelizmente me deram spoiler e desanimei um pouco :(
    Mas sabendo agora que vai virar filme me deixou mais empolgada, com certeza lerei antes do filme e espero curtir tanto quanto você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nathalia, tudo bem?

    Já tive a oportunidade de ler Quem é você, Alasca? mas nunca consegui escrever uma resenha que conseguisse abordar todos os pontos positivos e negativos do livro. Espero lê-lo novamente em breve e, aí sim, escrever algo que passe realmente o que senti.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ufa, que ótimo encontrar uma resenha positiva sobre esse livro. Você me instigou a ler essa obra ao dizer que, por meio dela, somos convidados a refletir sobre as nossas próprias vidas. Gosto e admiro autores que conseguem nos levar à reflexão com suas histórias. Um bom livro é também uma boa porta para novas condutas. :) Ainda bem que tenho esse livro! Haha. Só me falta tempo para lê-lo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Faz muito tempo que quero ler esse livro e sua resenha só me fez querer ler mais!
    John Green é sensacional! Acabei de pedir mais uma vez pra minha mãe esse livro hahaha
    Adorei seu blog! <3
    Beijos

    Último post: http://bazardefoto.blogspot.com/2015/09/6-on-6-primavera.html

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    O Quem é você, Alasca? foi um dos poucos livros do John que gostei, ele me fez refletir bastante sobre quem somos e sobre a nossa vida. Com certeza é um livro que recomendo.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu tenho vontade de ler todos os livros do João Verde, com exceção de ACEDE que já li. Mas, justo o QEVA eu recebi spoiler. Mas, mesmo assim arriscaria na leitura.
    Parabéns pela resenha.

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá... desculpe jogar um balde de água fria.. mas sinceramente não tenho a pretensão de ler nenhum livro já lançado do autor... li a culpa é das estrelas e pra mim foi o suficiente para saber que os escritos dele não são pra mim... esse livro não me remete nada interessante para despertar a vontade de ler... a começar pelo título... mais essa é a minha opinião pessoal.... e respeito seu amor pela obra, afinal cada leitor vê a leitura de uma forma... certo??? Eu gostei de sua resenha e empolgação em falar da leitura que teve... sobre a história... que te fez refletir e que de alguma forma trouxe aprendizado... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. bem, eu não li ainda esse titulo de Green e espero que ela não tenha repetido a fórmula acede e teorema, que achei bem famosos mas sem merecer tal fama...
    O unico que gostei dele foi Cidades de papel...

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Depois de ficar desapontada com Cidades de Papel e o conto do John Green em Deixe a Neve Cair, eu estou dando um tempo no autor. A sua resenha me deixou curiosa, mas nem tanto.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eii
    A sua resenha está muito boa menina! haha
    Eu sou uma fã declarada de John Green, me decepcionei em alguns livros dele como Cidades de Papel, mas isso não me desmotivou a ler suas histórias.
    Quero muito ler Quem é você Alasca? Mas pretendo fazer essa leitura próximo ao lançamento do filme como costumo fazer sempre.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa May!
      Leia mesmo, tenho certeza que você vai adorar!

      Beijinhos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Apesar de ter curtido "A culpa é das estrelas" e o LT ter o template temático do mesmo (devido ao Okay! muito usado entre mim e a May), ainda assim, não sou uma fã incondicional do JG. Confesso que não li "Quem é vc Alasca" e que, ainda que sua resenha seja positiva, continuo sem interesse pelo livro. :/

    Beijo!
    Livros & Tal.
    [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Não curto os livros do autor, mas dos 3 que li dele, esse eu acho o melhor, ele tem pontos positivos nas suas obras, mas no geral não me agrada.
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Na,
    Ah eu sou meio estranha pra esses livros.. Quando estão em alta, que o pessoal tá lendo muito, ouço tanto do mesmo livro que nem tenho vontade de lê-lo, por isso espero a modinha passar, digamos assim. HAHA
    Mas eu gostei muito da sua resenha, achei o layout do blog bem meigo *-* parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helo!
      Também sou assim! Na época de lançamento do QÉVA,não tive o menor interesse em ler... Quando a poeira baixou, dei uma chance ao livro e adorei!

      Obrigada pelo carinho!
      Beijinhos!

      Excluir
  14. Oiee ^^
    Sério que o Josh será o Miles? Poxa, nada a ver *-* Li "Quem é você, Alasca?" e até gostei bastante, mas o final deixou a desejar, e confesso que não sou muito fã da escrita do John Green, então não é nem de longe um dos meus livros favoritos...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee.

    Li apenas dois livros do autor e não acho tudo isso que as pessoas sempre dizem e tal. Espero um dia ler esse, mas sem grandes expectativas é claro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii Nathalia, tudo bem?

    Eu adoro o John Green, mas não acho os livros dele isso tudo. Adorei "A Culpa das Estrelas", mas não achei tão perfeito, e "Cidades de Papel" é bom, mas só isso. Entretanto, eu acho que o autor tem a capacidade admirável de nos fazer pensar e refletir através das suas histórias, e ele constrói personagens secundários incríveis e que dá vontade de ser amigo deles, e a escrita dele é maravilhosa, e mesmo eu não achando o livro incrível, dá vontade de continuar a ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Eu já li esse livro é amei, a "pegadinha" que eles pregam perto do fim do livro é demais!!!
    Beijinhos, Vic
    (https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/)

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe